Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008
Fomos vê-lo ... !!!

No fim-de-semana fomos conhecer pessoalmente o nosso Series IIA, que nos parece estar bastante original. E que apesar de estar parado há bastante tempo, trabalha na "perfeição"...

Este tem ainda os seus documentos originais escritos à mão. Os numeros do chassi e do motor... confirmam-se.

Este é um Series "interessante", pois foi fabricado entre Setembro de 1961 e Junho de 1962. Sendo portanto do primeiro anos de produção da versão de sufixo A (SIIA). Apenas neste primeiro ano de produção os modelos foram equipados com faróis Lucas ou sparto em vidro com uma guarnição em cromado usados desde 1958 no Series II, após isso veio o plástico.

Deixo apenas algumas das muitas fotos que tirei.


Apesar de alguma ferrugem este menino está original a 90% e na altura que foi adquirido, o proprietário (Estado Português) investiu nuns extras disponiveis pela marca, na altura: Estribo, acelerador de mão, engate de reboque e o muito raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.


Logotipo original com a inscrição da fábrica (Solihull) onde foi feito e ainda uma placa usada pelos membros do Clube Inglês AA.
Um pormenor importante: Foi o unico ano em que este modelo foi equipado com faróis Lucas pré-focus (com tocha Lucas) iguais aos do Series II e Series I desde 1950. O anterior dono substituiu por faróis Lucas posteriores aos da época do Series.



O bulkhead do Series é em chapa e apresenta-se algo corroido nos sitios habituais, perto do pára-brisas, etc... Vai ter de ser tudo desmontado e reparado (esta conta vai doer)!




Tampão do Gasóleo e respectiva placa de identificação.. A placa já perdeu a sua coloração amarela e vermelha de origem. A boca da entrada de combustível tem ainda o filtro.


Fechadura com chave que se encontra na porta do pendura. Este Series não trazia fechadura com chave na porta do condutor, apenas na do passageiro! Será assim de origem??



Traseira do Series, com farolins, logo e porta originais!!
Os stop's e piscas traseiros são originais Lucas 488.





A frente do Landy. Alguém sabe onde pudemos encontrar as letras para completar a right front wing? ROVER DIESEL.
Os únicos farolins que não são do Series são os brancos (minimos). Apesar de terem as dimensões correctas e formato, não são Lucas (488), são de fabrico português e em plástico.
Tem os piscas da frente originais - Lucas 594 bullet type.


No interior, as placas originais deste mesmo Serie IIA.


Um dos Extras deste Serie... um acelerador de mão.



Tudo a funcionar na perfeição excepto o amperimetro... Os antigos donos não devem ter conseguido comprar igual ao original e então furaram a chapa e aplicaram um amperimetro novo. Lá vamos ter de tapar o buraco para o manter original.
Podemos ver o raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.


A chave da foto do grupo de fotos acima desta, serve para ligar a parte eléctrica, e esta para ligar o Serie. Ou seja, para ir dar uma voltinha neste veiculo é necessário "dar à chave" em dois sítios diferentes. Esta ultima localiza-se ligeiramente mais para a direita e para baixo (está um pouco fora da vista).


O volante original, que precisa de algum trabalho! Felizmente existem uns kits de reparação que com alguma habilidade consegue-se um excelente trabalho!


O interruptor dos piscas!


O espelho interior! Pensamos ser o original...


Motor do limpa-pára brisas. Como não podia deixar de ser... Lucas!


Pormenor do interior!



Embraiagem, travão e acelerador e respectivas molas...


Zona do pés do pendura!



Porta do condutor.
Os aros das portas também apresentam alguma corrosão. Vai ter de ser tudo bem reparado/reconstruido... (mais uma conta que vai doer).




Porta do pendura. Esta porta tem ainda o fecho da janela, a do condutor já não tem. Mas esta peça é fácil de arranjar.



Um tejadilho de fazer inveja a muitos Serie III ou até mesmo alguns Defender's!! Este tem cerca de 4 "pendura-casacos" hehe ... o antigo dono devia usar muitos... Pensamos que não seja original, se alguem souber, que nos confirme!


Porta traseira - Vista interior.

Esta está a abrir inteira, parte de baixo e de cima juntas, na lateral. O antigo dono deve ter alterado para facilitar a entrada. Apenas as station wagon tinham esta forma de abrir. Como este Series é um Regular a porta deverá abrir de forma independente: a parte de baixo para baixo e a parte de cima para cima.



Os bancos originais! Esperamos encontrar a cor e textura mais aproximada ao que saiu de fábrica. Esperamos ter sorte...



Este é também o primeiro ano de produção dos motor 2.250 cm3 Diesel. E este tem o motor pintado da cor respectiva!
Olhando melhor esta foto a cima, descobriu-se que foram feitas algumas modificações: O repirador está mais subido e o tubo preto do lado esquerdo (retorno de óleo) não aparecem no manual das "Parts". Devem ter sido colocados provavelmente porque o motor começou a perder algum óleo pelo respiro, por fadiga.


E estes bancos? Terão vindo de série?


Dois acessórios extra que este Serie trás. Um estribo para subir para a traseira do mesmo e vem preparado para por um atrelado.


Jantes. Elas estão númeradas... 61. Será o ano de fabrico?



Os limpa pára-brisas, originais! Lindos...


A porta na zona onde o condutor punha o braço de fora apresenta algum desgaste...



Mais uma característica interessante. Pode-se por o veiculo a trabalhar no exterior. Mas nós não conseguimos... nem mesmo comendo um bife enorme. É preciso realmente muita força para o conseguir fazer...







Interior das caves de rodas, que de origem não vinham pintadas por dentro.

E para terminar, vamos espreitar por baixo do Series.... ;o)

Descobrimos no eixo da frente que cada roda tinha dois amortecedores, em vez de um. Os trabalhadores deviam gostar de conforto...











Para um restauro a fundo e bem feito vamos ter algum trabalho e muitos Euros que gastar gastar....

publicado por Nuvem Branca às 13:47
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